Até
que enfim o novo Fusca está pronto, deu trabalho mas valeu a pena, o popular da
VW está de volta...
Fiel
ao modelo clássico e com toques da versão brasileira, diferente do New Bettle
que tem motor dianteiro pertence a um segmento superior, portanto,
desnecessária a comparação entre os dois modelos.
O
Novo Fusca (isso mesmo, chama-se Fusca mesmo!) traz um outro conceito, seria um
carro da categoria dos compactos com menos de 4 metros e motor traseiro
refrigerado a água (1.4 da Kombi, e talvez uma opção com motor elétrico, mas
fica um projeto mais adiante) na faixa de preço de um Gol, inicialmente seria
destinado ao mercado brasileiro.
Para
melhor praticidade a tampa traseira abre por inteiro como em um hatch, uma
abertura mais larga, mas um vinco oval lembra as linhas do Fusca, os leds tem
um desenho de um besouro (claro que por ser um conceito dá pra brincar um
pouco) o motor fica embaixo e acima um pequeno porta-malas, não muito grande
mais é razoável que complementa com um espaço extra no capô que compartilha o
estepe.
A
entrada de ar atrás da janela é estética e lembra as que existiam nos modelos
brasileiros dos anos 70, a
utilizada para refrigeração do motor fica escondida no estribo.
A
lente de vidro sobre os faróis não é circular, é levemente retangular, seguindo
o padrão atual da marca, mas abriga um canhão de formato cônico deixando a
identidade mantida, o pisca também fica dentro deste domo, a grade inferior
abriga um discreto radiador para auxiliar a refrigeração do motor traseiro, método
utilizado pela Kombi (de radiador não tão discreto) de motor refrigerado a
água. A lanterna traseira de formato oval, lembra a dos fuscas dos anos 60.
Quanto
ao painel tentei algo simples, mas ao mesmo tempo diferente, um cone abriga um
grande velocímetro, e nas saliências laterais o medidor de combustível e
temperatura, a esquerda para versões mais equipadas o conta-giros, ao centro do
painel mais ao fundo um relógio analógico. As saídas de ar são como em um
periscópio de submarino e a parte de trás do painel pode ser usada como um
guarda volumes.
Para
atender certas tendências atuais, a idéia para a versão 4 portas seria com
portas suicidas sem coluna central. A versão pé-de-boi(claro que não sairia com
esse nome, mas é só uma referência) teria motor 1.0 a um preço mais
acessível.
Na
versão GTi Bizorrãoo motor poderia ser o 1.6 ou 1.4
Para
a ira dos tradicionalistas, o Crossfusca, mas pensando bem é uma opção
interessante para quem ainda guardava o fusquinha só para ir ao sítio.
Os
detalhes off-road são inspirados em modelos atuais como a grade dianteira do
Crossfox e o vinco lateral da Saveiro Cross. Só não foi colocado o estepe
porque esconderia o brake-light.
Excluindo
as versões GTi e Cross, os demais modelos custariam entre 24 e 32 mil reais. A
idéia sobre o Fusca é que ele tem que ser um carro de entrada, como o próprio
nome da marca significa: Carro do Povo em idoma alemão: volkswagen.
HISTÓRIA
DO VW Sedan (FUSCA).
A
história do VW é longa, eis um resumo.
As
origens do VW Sedan se deram na década de 30, quando o ditador alemão Adolph
Hitler pensava na idéia de financiar uma montadora de automóveis estatal, nesse
tempo surgiu o nome do engenheiro Ferdinand Porsche que já chegou a trabalhar
na Daimler-Benz mas em 1931 fundou seu próprio escritório.
A
pedido de Hitler, Porsche e sua equipe criaram o VW Sedan (cujas linhas foram
criadas pelo designer Erwin Komenda), influenciado nas novas linhas
aerodinâmicas que surgiriam na década de 30 como as do Chrysler Airflow e
principalmente o Tatra, vários protótipos foram apresentados mas só em 1938 foi
apresentada a forma definitiva, um compacto de linhas curvas e motor traseiro
refrigerado a ar, inicialmente batizado de KDF era um carro simples, confiável
e barato.
Por
causa da segunda guerra a produção foi interrompida, sendo fabricadas versões
militares (Kübelwagen, Kommandeurwagen e Schwimmwagen) no lugar do sedan civil,
com o fim da guerra em 1946 os britânicos retomaram a produção, mas logo depois
em 1948 a
presidência da VolksWagen passou para as mãos de Heinrich Nordhoff, a partir
daí o VW conquistou o mundo.
O
VW (Typ 1) passou a ser produzido em vários países como por exemplo Brasil e
México, com o lançamento do Golf em 74 o VW sedan foi produzido na Alemanha até
1978. Sua versátil plataforma deu origem a diversos modelos como o furgão
Kombi(ou Typ 2), o Typ 3 e Typ 4. (sedan, fastback e SW), o utilitário Typ 181
e o esportivo Karmann-ghia entre muitos outros.
Um
detalhe interessante foi que após uma reestilização o VW recebeu janelas
laterais maiores, fato que não ocorreu no Brasil. Nos EUA recebeu o apelido de
Beetle.
O
último Fusca foi produzido no México em 2003 com 21.529.464 unidades produzidas
pelo mundo, mas em 1998 foi apresentado o New Beetle que era uma releitura do
VW, apesar do motor dianteiro e pertencer a um segmento nada popular.
BRASIL
- Apesar de importado desde 1953 o primeiro Fusca nacional surgiu em 1959 mas
não se chamava Fusca, apenas VW Sedan e já contava com bom índice de nacionalização.
Seu motor boxer refrigerado a ar tinha 1200 cm3. Dois anos depois ganhou um
novo câmbio com marchas sincronizadas.
Em
1965 apresentava um teto solar como opcional, este logo recebeu o apelido de
"Cornowagen". Nesse mesmo ano foi apresentada a versão super básica,
o famoso "pé-de-boi", que concorria com o Gordini "Teimoso"
e a DKW "Caiçara".
Em
1967 o motor teve a cilindrada aumentada para 1300 cm3 e algumas mudanças como
o vidro traseiro maior, e o sistema elétrico mudou para 12 volts. Nunca uma plataforma
foi tão bem aproveitada, pois serviu de base para muitos modelos da marca como
a Kombi, TL, Variant, 1600 Sedan, SP2, Karmann-ghia e Brasília, sem contar os
vários foras-de-série que a utilizaram por décadas.
Em
1970 surge o Fuscão uma carroceria renovada e motor de 1500 cm3. O motor 1600
cm3 equiparia o modelo 1974, surgindo o 1600S Bizorrão, que se diferenciava
pela faixa preta na tampa traseira.
Em
1978 novas melhorias como o bocal do tanque para fora do capô e em 1979 surge o
Fusca com lanternas traseiras maiores, o famoso "Fafá de Belém", uma
alusão aos "dotes" da cantora. Para a década de 80 o Fusca ganha um
novo painel e o nome "Fusca" é oficialmente nomeado pela marca,
continuou até 1986 quando deixou de ser fabricado.
Em
1993 a
VW relançou o Fusca, que já recebeu o apelido de "Fusca Itamar"
devido aos pedidos do presidente na época, este possuía catalisador, pneus
radiais, pára-choques da cor do carro, novos bancos herdados do Gol, e cinto de
3 pontos. Em 1996 o Fusca finalmente encerra sua produção. Em 2003 a VW importou alguns
exemplares mexicanos, exclusivamente para colecionadores.
A
origem do nome Fusca é uma incógnita mas uma história que se conhece é que
quando os alemães vinham ao Brasil, quando diziam a palavra Volks, fonéticamente
era "Folks", aí com o tempo abrasileirou e virou Fusca.
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